quinta-feira, 16 de outubro de 2008

KIWILAND!

Galera, gracas a deus deu tudo certo e ja estou na paradisiaca Queenstown. Primeiro peco desculpas pela falta dos acentos e do cedilha, pois estou numa lanhouse. Ainda estou pesquisando um pc poraqui. Como estou c dificuldades de conexao, vou fazer um resumo das noticias q mandei para minha lynda Ly e alguns amigos:

JPA-RIO: Viagem tranquila. No Rio descobri que poderia ir para BUE as 7h da manha pagando apenas U$ 18. N pensei 2x e fui.

BUENOS AIRES: Viagem tranquila tb. Como no aeroporto nao existia porta-bagagem (oq obviamente eh uma grande vergonha) tive que me aventurar pela cidade c 20kg nas costas. Marquei um city-tour, mas perdi, pq o busao do aeroporto pro centro demorou 2h e meia! Onibus podre e longe p kct. Me cansei muito e quase q peguei um problema na coluna. Ja tava pensando em voltar de taxi, mas encontrei 3 brasileiros na parada e voltamos batendo papo c um senhor argentino muito gente boa. No aeroporto nao havia banheiro p tomar banho (!!!) entao tomei dakeles banhos de gringo, soh lavei algumas partes e troquei de roupa. Jantei antes de pegar o voo e um garcon fdp tentou me enrolar e eu percebi desde o comeco. Teve q vir o gerente do restaurante pra resolver. Eu nao sabia da fama que BUE tem de garcons enroloes.
VOO BUE-AKL: O voo foi bem mais tranquilo do q eu pensei. Consegui assistir um filme no mp5 e dps dormi. Sentei do lado de uma brasileira q estava indo se encontrar c o namorado, q n pagou escola, nada e nao sabia falar ingles. A expectativa estava enorme p chegar aqui.
IMIGRACAO: Cheguei, a mulher soh pegou o papel q tinha os dados q preenchi no voo, olhou p minha cara e carimbou, dizendo q eu poderia guardar o passaporte. Eu fiquei olhando p cima, nervoso todo, tapeando. Entao dps q eu declarei o chocolate q eu tinha, um oficial "me sorteou" no meio da galera enqt estavamos andando. Tb nakele momento eu era o unico jovem sozinho, eu tava do lado de 2 familias. Ali foi q eu fiquei um pouco nervoso. Ele pediu o pediu logo meu passaporte e dps pediu o canhoto do papel da imigracao, q demorei p achar. Acho q nessa hora ele percebeu um pouco de nervosismo. Ele perg qt tempo eu iria ficar e oq eu tava indo fazer. Eu falei o tempo e disse q ia estudar p IELTS, q ele n entendeu oq era, dai eu tive q explicar. Dps ele perg oq eu ensinava, ja q tava preenchido la "teacher". Eu falei q era hospitalidade e trabalhava c meus pais, mas ele nem deixou eu terminar de falar e me mandou passar, bem tranquilo, acho q viu q eu vinha pra Queenstown.
AUCKLAND: comprei logo um chip de celular e dps comprei credito p ligar p Brasil. O poblema foi q n funcionou p celular (e mesmo assim eh muito caro). Entao falei logo c painho p acalmar vcs. Dps esperei ateh pegar o voo p Queenstown.
AKL-QUEENSTOWN: o voo foi muito divertido. O piloto fazia cada manobra... o aviao era meio velho... fui do lado de uma senhora brasileira q vinha visitar a filha, bem gente boa. Qd tava chegando no aeroporto, passa no meio das montanhas, bem perto. Muito divertido e bonito, td la do alto.
QUEENSTOWN: Chloe (homestay coordinator) foi me buscar c um muleke de 2 anos, q parecia um cachorro doido. Tb soh fez entrar no carro q parece q tiraram a pilha dele. O vento estava muito frio, e ateh botei a luva. Mas ja me acostumei. 14 graus pra mim n eh muito frio, ainda. Ela me mostrou um pouco da cidade. A mao ao contrario foi meio doido =D. Vim aqui para a homestay e conheci Natasha, q tava aqui soh me esperando. Ela soh me explicou sobre o banheiro, ja q ela vai me explicar agora a noite o resto. A casa eh pequena, mas bem aconchegante. Eles n ligam muito pra arrumacao, nem aqui nem nas outras casas. Eh como se fosse um condominio fechado mas meio desorganizado. Dentro da casa eh a mesma coisa. Meu quarto fica la em cima, eh pequeno mas muito bom, c 2 camas grandes. Cheguei e soh tomei um banho e desci a pe, pra ver a paisagem e tentar almocar e falar c vcs no Brasil. Andei feito um condenado, acho q no minimo uns 10km. To quebrado, ateh pq ontem em BUE foi pesado tb. A cidade aqui eh magnifica, td q eu sonhava e um pouco mais. Emprego c forca, de sobra. Comida n achei tao caro, na verdade, sem conversao, mais ou menos a mesma coisa q ai (Joao Pessoa-PB) na praia. Achei sanduiches legais p 3,90. E ouvi um pouco de portugues na rua tb. A escola eh bem pequena, mas eles disseram q eh o normal poraqui. Acessei a internet la e foi onde falei c vcs. Bati algumas fotos e anexei. A camera de Patrick quebrou o galho, mas vou comprar uma camera rapidinho. Comprei 3 barbeadores p 10 e um creme de barbear tb. A entrevista eh amanha e n achei o eletrico. LY, esqueca sobre comprar roupas de frio ai!!! Varios casacos muito do caramba p NZ$ 29 aqui, em promocoes pq esta fora da estacao. Achei roupa bem barato aqui, e olhe q eu soh vi na parte turistica da cidade. Esse fds vou em Frankton onde tem coisas mais baratas, inclusive um lugar q soh vende coisas usadas. Isso ja puxa p familia.
HOMESTAY: tive pouco contato c Natasha, mas ela pareceu ser bem gentil. Ela teve q sair e me deixou c Andrew, o marido, um branquelo de uns 2 metros, grande pa caramba, jogador de rugby. Ele da a impressao de ser bem ignorante, mas todo mundo aqui tem sido bem gentil. A gente conversou um bocado agora sobre esportes, apesar q eh dificil entender td q ele fala. Ele q me falou sobre a loja de coisas usadas me flw q vai me levar la dps. Falamos tb sobre carro. Se eu trabalhar, realmente precisarei comprar um carro nem q peba e logo. Vou ver sobre bicicletas, mas ninguem vive sem carro aqui em Fernhill. O buscao custa NZ$5 a viagem, muito caro. Vou primeiro pegar uma bike, o problema eh q tem uma subida danada na volta... tem q aproveitar q eh frio e vir andando!! Descer eh uma maravilha, e a vista eh sensacional. Bati um leve papo c George (12 anos, da casa de homestay), q parece ser figura tb. Falamo sobre o PS2 dele (logico) e falei q o meu ai era desbloqueado e eu soh tinha jogo pirata, dai ele disse "uh, uhn, it`s ilegal".


Pronto, isso foi ontem. Ja hj mandei outro email, pra Pipo e Oniceia...

Qt a cidade ser fria, bicho, foi no aeroporto soh e pq foi o choque, a temperatura pra mim ta maravilhosa, fico c uma camisa e um casaco aberto soh. Realmente a impressao eh de um ar-condicionado ligado no maximo.

Qt a ser barato, ainda n tenho 100% de ctz. To a pouco tempo, e todos aqui dizem q Queenstown eh o lugar mais caro da NZ...

Mermao, as duas entrevistas foram sensacionais, agora vou ter q escolher: grana (NZ$ 17) as ter q trabalhar a noite SOZINHO ou carreira e trabalhar de dia (NZ$ 14)... e ja soube q realmente na Australia paga bem melhor, oq eh mais um ponto pro Sofitel. Acho q por isso vou pro Sofitel, q eh do CARALHO. Sem falar q a gerente do outro disse q ela escolheria o sofitel pq do horario asdushaudshaudhau. Bem, sonho virando realidade mermo.

Meu filho, uma coisa eu te digo: se dediquem no ingles. Falei c a moca do RH, ela falando q eh frustrante p ela ter brasileiros, muitos ateh formados, muito espertos e prestativos, mas q tao a 3 anos aqui e tem dificuldade c a lingua ainda. E isso E A MAIORIA! Eles se fecham nos circulos de brasileiros e se lascam. Portanto, essa eh a primeira dica q dou p vcs, soh pra reforcar oq vcs ja sabiam.


Perdao pelas palavras coladas de emails. Assim q puder, atualizo isso c frequencia e c mais pontos de vista. Obg a todos e continuem na torcida!!


Renaldo

3 comentários:

Manoela Lemos disse...

wow, que aventura fantástica.

e dinda dinda dinda

quero te ver sempre muito feliz!!!

uma beijoca

Me, myself and Lili disse...

Adorei o post.
Espero que dê tudo certo por ai.
Cuidado pra nao gripar andando de casaco aberto.
Qauanto ao meio de transporte, eu escolheria uma bike, primeiro por ser mais ecológico e segundo por fazer bem a saude né. A ladeira pode ser um impecílio nos primeiros dias, mas depois é soh alegria.
Abracos

Renaldo disse...

Lilli, sobre a bike, a ladeira n eh um empecilho soh nos primeiros dias. De todo o bairro, apenas 5 se aventuram vir pro centro de bike. Tem pedaços da ladeira q vc quase usa as mãos andando, de tão íngreme! Qd me mudar prum lugar um pouco mais central e, principalmente, plano, compro a bike pq sou totalmente de acordo c oq vc falou ai! Abç!