quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A volta dos que não foram

 

Sim, I’m still alive! Não morri nos terremotos de Christchurch! Não morri fazendo skydiving ou bungee! Não, não estou mais na Nova Zelândia…

IMG_2826

‘'Má ahn? Cuma? Comé q eh rappa? E o lugar lá não eh sensacional, como tu falava e coisa e tal?’

E é sim, realmente eh o lugar mais bonito e tranquilo que já vivi. Apesar de n ser um globetrotter (por motivos tão somente financeiros óbvio), Queenstown eh simplesmente um lugar bonito demais para ser só mais um. A Nova Zelândia é um país sensacional, incluindo-se aí a simplicidade do seu povo.

Pq saí? Foram razões q realmente não poderiam ser contornadas. Ly alcançou um nível de inglês muito bom e chegou um momento que profissionalmente pra ela Queenstown estava muito limitado. O registro de Enfermagem é caro na NZ, e ela teria q fazer testes para comprovar língua e fazer cursos (nada baratos) que não existem em Queenstown. Sair de Queenstown = peder visto de trabalho e arrumar outro, como o de Estudante, por exemplo.

Tão drawing the picture? Tivemos que começar a pensar para onde iríamos. Tentar Christchurch, Dunedin, Auckland? E voltar pro Brasil? E Austrália?

Então em Agosto desse ano (2010) tivemos a visita de Pipo e Onicéia, um casal muito amigo nosso de Jampa que mora em Brisbane, Austrália.

DSC01616

Nós (os dois casais) decidimos viajar na mesma época, e tentaríamos viajar juntos. De última hora acabamos divergindo no destino e viramos vizinhos de país. Sempre em contato, e o desejo de morarmos no mesmo lugar sempre continuou. A visita deles acabou por nos convencer a vir para Brisbane, e aqui estamos. Em Novembro todos os nossos contratos/vistos venciam, entào nos pareceu a época ideal.

A mudança no estilo de vida foi gritante: pequeno paraíso X metrópole, qualidade de vida X dinheiro, carro X transporte público e pés, simplicidade X consumismo, NZ X OZ…

‘E aí? Cadê o kiwi way of life? Virou a casaca? Ausie agora!?’

Daí vc se engana, caro lugar-da-imaginação-onde-apenas-rola-perguntas-pessimistas. Ao chegarmos aqui foi que nos sentimos ainda mais kiwis. Engraçado dizer, mas sentimos isso. Os 2 anos que passamos na NZ meio que nos ensinou a pensar e viver um pouco como eles, valorizar aquilo que adorávamos e, naturalmente, as vezes esquecer os defeitos (apesar de poucos). Na mesma semana teve um jogo de Rugby entre as duas seleções aqui em Brisbane e, pasmen: 1. Assisti!; 2. Torci fervorozamente pelos kiwis (que ganharam hhoho); 3. Me arrependi de n ter ido pro estádio. Naquela noite Pipo e Oni chegaram e tiveram que aguentar os “kiwis” tirando sarro dos “ausies”, neste caso eles. Foi daí que vi que realmente criei identidade com o lugar.

Então, como vc deve ter percebido, estamos morando com eles em um apzinho ultra bem localizado em Brisbane. Pensamos que sentiríamos em ter q dividir um lugar com alguém, já que não estávamos acostumados, mas vimos que tem sido sensacional ter amigos-de-identidade-cultural-semelhante por perto, além de Pipo e Oni saberem muito bem curtir a vida. Amizades foram feitas na NZ e infelizmente ficaram para Facebooks e MSNs da vida, no entanto esperamos ansiosos as visitas daqueles que prometeram.

O processo de registro em Enfermagem vai começar. Ly ainda vai fazer o teste de inglês e dará entrada. Figas please. Caso ela passe, já JUREI fazer um post ultra-detalhado do processo. Temos também uma amiga de Ly que já tirou o registro aqui, um excelente canal de informação que utilizaremos no processo.

Mas oq me fez voltar a escrever? Primeiro que estou com mais tempo livre que na NZ e, segundo, essa semana tive pessoas me contatando e perguntando pelo blog e coisa e tal… me senti meio orgulhoso e frustrado ao mesmo tempo de ter parado de escrever e ter deixado tanta informação de fora.

Portanto, durante os próximos posts, tentarei escrever mais sobre a NZ, minhas viagens e fotos dos lugares.

Li todo o blog e fui inundado de lembranças, e o mais legal é ver como suas experiencias mudam a partir do momento que mudas seu ponto de vista. Voltei no tempo e me emocionei (hunf hunf). Que eu me-seja bem vindo me de volta ao meu blog! Espero criar uma frequencia de uma vez por todas!

Abraços

 

Renaldo

Um comentário:

Guga disse...

Você sempre, otimista e ótima "escritor". Parabéns por continuar fazendo seus posts... e quanto a mim, comprei bilhete para visitar(sómente) a Austrália...(U$1.000 ida e volta GRU-Syd-GRU);só estou um pouco preocupado pelo visto de turista (estou desempregado,mas tenho meus recursos guardados etc)! Quero passar 3 semanas (junho) e visitar algumas cidades:Perth,Melbourne e GoldCoast. Sim, Gold! Espero encontrar vcs e darmos uma saída!Abraço do Luiz Gustavo(Brasilia)