quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Distrinchamento do muído migratório na conjuntura neo-zelandesiana!

Olá! 

Venho através deste post explicar o muído que é para vir para cá e começar a trabalhar. Agora q entendi (creio) todo o sistema, vou resumí-lo em etapas:

1- Possua ao menos inglês intermediário. Evite ao máximo só aprender aqui, estudo o máximo que for poraí. A quantidade de brasileiros q n falam inglês aqui é impressionante, mesmo dps de anos q vieram. E olhe q n são burros n, é q relaxam e a coisa passa ser vista como algo impossível. A qualidade na sua fluência influenciará DIRETAMENTE no emprego q vc poderá conseguir, ou seja, $$ e carreira!
2- Existem duas formas de vir p trabalhar: procurar na net e conseguir uma vaga de emprego ainda no Brasil (coisa praticamente só possível para profissionais de TI) ou vir para cá e procurar por aqui, entrando com visto de turista (3 meses). O meu caso foi um misto. Mandava meu CV e só recebia "se vc estivesse poraqui...", então, quando faltavam 2 semanas para vir, mandei novamente p vários hotéis e fiz 2 entrevistas por telefone ainda aí no Brasil. Posso dizer que facilitou e tranquilizou um bocadíssimo. Vir como turista tem seus riscos (oq significa ser mandado de volta :-{), então vc pode facilitar sua entrada com: curso de alguma coisa, inclusive língua, incluindo homestay (casa de família onde ficar durante o curso) e, PRINCIPALMENTE, INGLÊS! Eu paguei p isso tudo aí, e não me pediram nada, como vcs já podem ter visto no primeiro post do blog. Mas a segurança foi maior.
3- Planejar a viagem, escolher a cidade q se enquadre melhor as necessidades de seu CV. Pelo fato de ser bem menos habitada, a ilha sul "facilita" as questões do visto de trabalho, pois falta mão-de-obra. Se for da área de Turismo, e tiver experiência, Queenstown (onde estou) se destaca nacionalmente pois é uma cidade resort, alta estação nas duas estações do ano. Auckland (SP daqui) e Wellington (capital) se destacam na área de TI.
4- Estude o país e a região para onde virá! Vc pode ser perguntando sobre isso, além do q vc chegará menos PERDIDO!

Pronto, isso é para vir. Uma vez aqui, e com o JOB OFFER, começa a lamúria da imigração que estou percorrendo no momento. Ei-la!
1 - Conseguir a oferta de emprego ou JOB OFFER (eu sei, repeti, mas só p ficar mar organizado hoho).
2 - Bata fotos tamanho passaporte. Precisará de no mínimo 5. Bata e guarde!
3 - Vc então terá que MARCAR e IR a um médico cadastrado pela imigração, onde ele lhe examinará e solicitará alguns exames, dependendo do visto que vc for tirar. Menos de 6 meses, até onde sei, nada de gasto c exames. Entre 6 meses e 1 ano, a famosa CHAPA do peito, ou RAIO-X do toráx (afinal, nós brasileiros somos uma ameaça turbecolosa). Mais de 1 ano, entra a CHAPA, exame de sangue e urina. Este último é o mais caro, por outro lado vc se livra disso por um tempo maior. O resultado sai em média de 3-5 dias úteis. É, demora, se fosse aí sairia no outro dia. Nem td aqui é melhor, lembre-se disso. Sim, já ia quase esquecedo, esses exames e o médico custam em média NZ$ 300-350. Eles aceitam cartão. Aqui em Queenstown tem um médico q a brasucada chama de Dr. Chapatin. Tô doido p ver a cara do véio asdusadhusadh.
4 - Enquanto aguarda o resultado dos exames, vc pode dar entrada no seu IRD, 
que nada mais é q um número para o pgto. do imposto do seu trabalho, que é no mínimo 18,5% da sua grana semanal. Vc pega um formulário na imigração e preenche, anexa uma xerox do seu passaport e da sua habilitação de motorista no Brasil e se dirige a um posto do do IRD. Não havendo na sua cidade, vc envia pelos correios. Arrume logo p n correr o risco de esperar ele sair p receber seu 1.o salario!
5 - Com o resultado dos EXAMES e com o JOB OFFER e PAPELADA da imigração preenchidos e vai até a imigração APLICAR pro visto. Se quiser perg algo a eles, faça perguntas pontuais, nada de pedir ajudar p preencher td, pq eh muito extenso e eles n irão lhe ajudar. Tem um 0800 q vc pode ligar tb p tirar as dúvidas, ou ligar p amigo brazuca q vc fizer poraqui já calejado nesse arrodeio todo. Existem 2 tipos de visto de trabalho: WORK PERMIT, permite q vc trabalhe mas não pode deixar o país (NZ$200) e WORK VISA, q permite q vc saia do país e volte TRANKILO, mas custa NZ$400. Se n tiveres previsão de voltar num prazo de 1 a 2 anos, vc pode escolher o 1.o e deixar p se preocupar c o VISA qd pensar em dar um rolé pelo Brasil. O processo demora uns 5 dias úteis, ou inúteis, já q vc n poderá trabalhar enqt n sair! (piada podre).
6 - SAIU A PAPELADA? Acabou as férias neguinho! Corre e leva pro trampo! Chico Buarque - Vai Trabalhar Vagabundo.mp3!

Últimos detalhes lembrados para serem incluídos nesse post:
1 - Sua habilitação aí do Brasil tem validade de 1 ano poraqui. Basta vc bater uma xerox dela e levar na delegacia q lá eles comparam a cópia c a original e carimbam. O carimbo daqui é gratuito vale salientar, mas por sua carteira ser em PT, vc terá q traduzí-la, oq me custou NZ$45 mangos. Mandei p uma empresa em Christchurch pelos correios.
2 - Esqueci qual era o numero 2... dps eu lembro e posto aqui auhduasdhua.

Se esse post te ajudar, vc pode se sentir TOTALMENTE A VONTADE de convidar a minha pessoa para (pagar e) tomar um CAPPUCCINO no Café Patagônia aqui em Queenstown (q é onde estou escrevendo esse post) ou em qq lugar da NZ, desde q eu esteja de passagem pelo mesmo. Besteira rapaz, NZ$ 3,50 só, vai fazer questão é!? (Tapioca, Pipoca e Trapiche, vcs acham q eu ia perder a oportunidade hoho)




Por último, gostaria de prestar aqui minha homenagem póstuma ao Mr. Travis Hughes, detetive policial que contribuiu c sua vida, em 2005, p fazer dessa cidade o paraíso de tranquilidade que é. Essa foto foi tirada na delegacia daqui.




POST ESCRITO OUVINDO Gonzagão & Gonzaguinha AO VIVO, Vida do Viajante. SHOW. "Vai boiadeiro que a noite já vem, guarda o teu gado e vai p junto do teu bem!"

Nenhum comentário: