quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Turismo em Queenstown – Análise superficialmente descompromissada à primeira vista

 Mais uma vez, direto do Café Patagônia...n

Foi uma longa jornada, que me levou de João Pessoa-PB (1:50 a.m – 04:50 a.m.) para o Rio de Janeiro, de lá até Buenos Aires (6  a.m. – 10 a.m.), de lá então até Auckland (23:59 p.m. – 14 p.m. BR, 6 a.m. NZ, 2 dias dps), de lá então até Queenstown (10 a.m. – 12 p.m.). Cansa só de lembrar os horários.

Entro, aliviado de ter chegado, no aeroporto aqui de Queenstown, e eis que sou recebido por uma simpática senhora, bem vestida, portando um belo sorriso, que me entrega um guia Queenstown What’s On Oct 2008. São 97 páginas de informações preciosíssimas, entre elas Andando em Queenstown, Atividades, Galerias e Shoppings, Bares e Pubs, Dirigindo em Queenstown, Transporte e aluguéis de veículos, Acomodação, Aeroporto, Mapas, etc.  Muito bem impresso, com muitas informações, como horários e preços. Detalhe disso? GUIA GRATUITO.

Achar esse guia aqui na cidade é mais fácil que PÃO (literalmente). Além dos postos de informação, localizados no coração da cidade e em diversos outros lugares onde se encontra o grande I, ou em vários negócios, tb encontrando de mapas de várias regiões da NZ, também GRATUITOS. Não vou dizer que este seja o melhor guia (desde que conheci o Lonely Planet, não conheço melhor) e, obviamente, estes gratuitos são cheios de propagandas. Mas ele é muito útil, sem falar que é atualizado MENSALMENTE. Este é um pequeno exemplo da importância dada ao Turismo aqui neste país. Em Auckland, achei guias da cidade, tb gratuitos, em vários idiomas.

Minha experiência de trabalho na hotelaria de JPA me mostrou a plena e total DESINFORMAÇÃO que assola as mentes dos visitantes da terrinha. Até mesmo a maioria dos agentes de turismo do restante do país desconhecem detalhes sobre nossa cidade. De quem é a culpa? Cabe uma tese, fique à vontade.

Então o incauto turista que aqui chega vai decidir oq fazer durante sua estada na “cidade da rainha”. Boa sorte pare ele. Calma, não é que não hajam opções. Muito pelo contrário. São oferecidos os seguintes passeios:

- Aventura: rapel em cânions, bungy jump (muitos), paragliding, hand gliding, gôndola, bicicleta, caminhada ecológica, salto de pára-quedas.

- Temáticos: safaris em 4x4 e quadriciclos, passeios do Senhor dos Anéis.

- Náuticos: barco, navio, cruzeiro, veleiro, lancha veloz, caiaque, pesca esportiva, até prancha body-board(!).

- Aéreos: avião e helicóptero, pelos vales de montanhas, inclusive os famosos fiordes de Milford Sounds.

- Diferentes: Tours por jardins residenciais. Tours para amantes de vinho. Passeio de Segway. Descida no Luge (parecido com rolimã).

Vale lembrar que a maioria desses passeios possui mais de uma empresa que o realiza, além de existirem outros tipos de passeios que ainda não conheço. Espero conhecer todos, naquele precinho para recepcionista de hotel =D.

Que diferença hein? Pra quem praticamente soh vendia passeio de catamarã...

Quer saber mais? "JOGA NO GOOGLE BEM": queenstown tourism

Nenhum comentário: