terça-feira, 13 de janeiro de 2009

fatos do mercado de trabalho kiwi

Dia desses, na recepção, começo a receber mais currículos do que o normal, já que recebo em média uns 3 todo dia. Por que então? Mais gente desesperada por emprego?

Não. Foi devido a um fato muito curioso para nosotros, brasucas. Minha colega gerente do RH fez um anúncio de vagas de emprego no rádio. Calma, não faça suas malas ainda. Algumas empresas, como o meu hotel, estão começando a serem mais exigentes no quesito língua. Outro detalhe é que os brasileiros estão começando a ficar queimados aqui, mas não no sentido de confusão ou mal-trabalho, pelo contrário, pela média de idade dos brazucas aqui achei q dariam bem mais problemas, e a fama q temos eh de hard-workers. O q queima eh nego q tira visto de 1 ano nos hotéis e POW, desaparecem NZ afora em busca de farras, deixando o hotel q aguardou ansiosamente por SEMANAS pra preencher aquela vaga c os burros n'água...

O mais engraçado é que soube do anúncio através de um pai que estava procurando emprego para um 16 years old boy que entrou de férias, ou seja, seu filho. Não é q seja o caso de necessidade, até pq ele me aparentou bem apessoado (gordo, corado, joiado, essas primeiras impressões q nordestino faz automaticamente mesmo q n queira). O lance é q aqui rola muito um estímulo para q os jovens comecem a trabalhar desde cedo. Quer farrar neguinho? Comprar PS3? Aproveita as vacations e rala! Me faz até me sentir mal por sempre ter ficado me maldizendo pq tinha q trabalhar no comércio dos meus pais, enquanto meus colegas tinham férias "de verdade". A preocupação não é financeira, mas incentivar as pessoas a realizarem suas próprias conquistas. Então, acontece de vermos supermercados lotados de moleques trabalhando nas horas vagas, casualmente.

Exemplo pra nossa cultura? Sem dúvida. Mas antes q vc ache brasileiro é preguiçoso, imagine vc mandando seu filho pra trabalhar nas horas vagas num supermercado. Qt meses ele precisaria de trabalho pra comprar um celular? Não daria nem pras farrinhas de "quero-ser-gente-grande".

Caso vc ache esses fatos q comentei sem importância, eu n dou a mínima, afinal escrevo oq eu quise aqui ausaudhsdusadhusad. Só deu vontade de escrever na minha folga

Abraços mil a todos!

 

Renaldo

5 comentários:

Anônimo disse...

É, meu camarada Renaldo... Aqui a gurizada, digamos, menos abastada vai trabalhar nos "supermercados" para sustentar a família (a namorada também adolescente que ficou grávida e/ou para ajudar no pequeno orçamento da casa). A distância física que nos separa, reflete, na mesma proporção, a diferença social entre esses dois países... Mas a luta continua!

Anônimo disse...

Oi, Renaldo!Soube de vc e de seu blog no da Jeanine. É bem legal.Fazia séculos que não "escutava" estas expressões de nordestinos.Elas dão um toque peculiar ao seu relato. É engraçado mesmo.Moro em Chch com minha família e qdo. vc e sua esposa vierem pra estas paragens,por favor, me avise,gostaria de lhes oferecer um churrasquinho gaudério.Sou carioca, mas morei desde os 16 anos em Porto Alegre,casei com um gaúcho e meus 3 filhos são de lá.Estamos na NZ desde março do ano passado. Aquele abraço, muita sorte e saúde pra vcs!Márcia(mbnorie_66@hotmail.com)

Renaldo disse...

Márcia, eu imprimi seu recado e este pode ser usado contra vc! Promessa é dívida e churrasco feito por gaúcho eu n "PERDO"! hehehehe
Muito obg pelo convite, e n tenha dúvida q qd formos poraí nos encontraremos. Nós acompanhamos seu caso no blog de Jeanine e ficamos muito felizes por vcs. Sou doido pra conhecer Christchurch, sempre fui. Qd for contato vc! Abraço e MAIS sorte p vcs!

Anônimo disse...

Querido Renaldo, eh soh chegar com sua amada Ly,iremos adorar! Obrigada pela torcida, tah valendo porque agora sou padeira do Paknsave. Aproveito pra pedir um apoio a uma familia do bem que chegou de Minas, recentemente. Se vc puder dar alguma dica,ficarei muito grata. A Rosa ira procurar por vc, junto com Carlos e a Teodora. Um grande beijo e fiquem com Deus! Marcia

Renaldo disse...

Na verdade a Rosa me mandou um recado pelo orkut, eu respondi mandando meus contatos, mas acho q ela ainda ta tendo dificuldade em conectar... ajudo no que for possivel sim, logo mais uma profissional de turismo, assim como yo! Abracos paraibenses*!