domingo, 11 de janeiro de 2009

Quer trabalhar em Queenstown?

Não me estranha nada q meu blog esteja sendo acessado por pessoas q estavam na mesma situação q eu há alguns meses atrás, ou seja, "porra, como deve ser lá de verdade?".

Dar uma reviravolta na vida, literalmente, cria uma insegurança FELOMENAL, principalmente para aqueles que, como eu, nunca haviam morado no exterior. Eu até que possuía um certo contato com estrangeiros devido minha experiência em hotelaria. Mas estava no MEU homeland, portanto totalmente imerso num mundo de segurança.

Posso dizer pra vcs que viver aqui n tem sido fácil como possa parecer. As diferenças culturais são GRITANTES, ainda mais no meu ambiente de trabalho, aturando 17 nacionalidades. Acontecem oportunidades de vc fazer uma brincadeirinha, dakelas mas sillys possíveis, e nego ficar chateado na mesma hora. E vcs sabem como n me seguro sobre piadas idiotas. Já criei até um mecanismo de defesa, assim q termino já imendo um "I'm kidding" pra aliviar. O pior é vc tentar ajudá-los. Porra, eu n sabia q fora do Brasil o povo odiava tanto q vc oferecesse ajuda, principalmente os europeus. Sabe a situação de vc ver uma mulher brigando com a impressora há varios minutos, e não oferecer ajuda? Caramba, é automático, vc nem pensa, é como se fosse algo intrínseco da nossa cultura, mesmo q vc n entenda nada do problema, q n era o caso.

Resultado: recebi um poderoso "se preocupe c o seu trabalho". Fiquei chateado? Não. Aprendi a nunca mais oferecê-la ajuda. E japonês? Eles possuem sua cultura perfecionista, coisa quase robô, e realmente é como funciona para eles, sem falar na vergonha de cometer um erro. Não suportam ver erros dos outros tb, mesmo q afirmem o contrário. De mineirinhos não possuem nada. Outra dificuldade são as falhas linguísticas, onde uma palavra mal colocada pode gerar uma solicitação totalmente diferente.

Some-se a isso um início conturbado, principalmente devido a língua. Atenda um telefonema de uma empresa principalmente para entender oq eu to dizendo. Eles falam "Olá-aqui-é-Lindsey-falando-da-Kawaru-Jetboats-Queenstown-como-vc-está?" numa fração de segundo. Vc só entende o boat. Até hj peço para repetirem o nome da empresa e dps o nome da pessoa, pq eles n pausam a língua, disparam palavras POR TELEFONE, oq soh piora, além de ser nakele sotaque kiwi, q chama balloon de blum. Esse fato me gerou uma insegurança tremenda, q me faz concluir até q teria sido melhor um início como concierge-porter, um cargo mais abaixo e com menos responsabilidades, pois acabei gerando uma aura de insegurança ao meu redor q hj tá dando muito trabalho para apagar, mas estou apagando.

O trabalho é ralação do começo ao fim. Só n afirmo q recepcionista no Brasil tem vida boa por causa do salário muito baixo. Aqui temos uma lista de afazeres gigantesca, além do básico: atender o hóspede. Vc não pára quase nunca. Fica o tempo todo checando as coisas, para q nada saia errado. Documentação de hospedes chegam a ser revisadas por 5 pessoas diferentes. Sem falar que a jornada é de 8,5 horas por dia, já q eles não pagam o horário de almoço, isso qd vc consegue sair na hora. Vc pode até pensar: "legal, hora extra", para quem é assalariado, como eu, n adianta nada, vc n ganha uma prata furada a mais, por outro lado recebemos sempre o mesmo valor, mesmo q trabalhemos menos durante a semana.

Então, já recebi emails me perguntando sobre oq vou dizer agora.

Vale a pena ir praí? Para mim, até agora valeu muito. Mesmo imaginando que eu tivesse que voltar para o Brasil hj, td seria muito diferente, muitas lições de vida e profissionais. Se vc trabalha com turismo, fala inglês, e está insatisfeito com oq o mercado de trab. lhe oferece poraí, Queenstown é uma excelente aposta. A cidade vive em razão do turismo e vagas na área não faltam. Adaptabilidade é outro fator importantíssimo q vc precisa. Vc faz amigos aqui sim, mas são outros, não substituem os seus daí, nem a família, e vc tem q aprender a viver c isso. Para mim e minha esposa não tem sido nada fácil, mas estamos encarando.

Como faço para ir? Já escrevi um post sobre isso. Perdi madrugadas pesquisando sobre o país, as cidades, as experiências das pessoas no orkut. O lance é ler bastante antes de lançar perguntas ao esmo.

Quanto preciso levar? Pergunta bastante relativa. Vc precisará de alguns dias ou semanas pra conseguir o trampo, mais 2 semanas a 1 mês para ter o visto e começar a trabalhar. Vc precisa trazer $$ pra se manter nesse período, e n espere muita ajuda dos brasileiros, pois não são todos q ajudam. Na verdade alguns até atrapalham, pelo q já ouvi falar, mas nunca aconteceu comigo. Vc consegue morar em flatmate gastando em média $70-150 por semana, e tem oferta em vários lugares e jornais. Vc vai precisar se alimentar, transportar ($5-6) e viver, então traga estoques ($$) para no mínimo 2 meses para ficar relativamente tranquilo.

Como se consegue trampo? Os anúncios costumam ser feitos em jornaizinhos gratuitos locais, cada um sai no seu dia da semana. Vou colocar os links abaixo e vc pode explorá-los e até mandar seu CV pra sondar. Em websites tb aparecem muitas ofertas.

- Lakes Weekly Bulletin: É o melhor para conseguir lugar pra morar e comprar um carro no precinho. É muito simples, bagunçado, mas muito querido. Sai toda terça-feira, ou seja, vc pode vê-lo no Brasil na segunda a noite. Uma coisa q se aplica aos demais jornais tb: veja-o assim q sai e contacte logo oq vc deseja, senão a negada leva. http://www.lwb.co.nz/lwb/latest.pdf

- Mirror: abrange outras cidades além de Queenstown, e os classificados são muito "merchan", ou seja, dominado por empresas, tipo imobiliárias. É o menos visto. Sai nas quartas-feiras. www.pressdisplay.com/pressdisplay/viewer.aspx?newspaper=queenstown+mirror&cid=1855

- Mountain Scene: o melhor e mais escandaloso. É incrível a habilidade desse jornal de escandalizar as coisas. Por outro lado é o mais completo, principalmente no tocante a trampos e garage sales, que são vendas malucas de gente q vai embora e entra td a preço de banana. Sai nas quintas-feiras Jornal: http://www.scene.co.nz/, Trampos: http://www.scene.co.nz/15156a1.page.

- Seek: o melhor site de empregos do país. Tem MUITA coisa mesmo, então confiram: www.seek.co.nz

Viu uma vaga q te interessa? LIGUE! Compre créditos de Skype... whatever, dê seus pulos. Mande emails tb c seu cv. Amarre sua chance daí do Brasil antes de vir. Sempre diga q quer passar no mínimo um ano, do contrário nem te ouvem.

É isso, mais uma vez estou na hora de ir pro trabalhar. Espero que eu tenha ajudado. Esses posts feitos nas carreiras me deixam com um peso na consciência... ps3, south park,  e um blog chamado nebulosa nerd's bar (www.nebulsabar.com) tem feito minha cabeça ultimamente...

 

Abraços!

 

Renaldo

2 comentários:

witemberg melo disse...

Boa tarde
Renaldo, cara eu acabei de ler seu blog, meu deu pra me direcionar
para um monte de coisas que estava na minha cabeça. Obrigado!

Eu também sou Paraibano de João Pessoa, morava com meus pais no
conjunto dos Bancários não sei se tu conhece? mas atualmente moro em natal-Rn, sou gerente comercial de uma industria de couro e fardamentos. Para concessionária.
Trabalho no ramo do comercio a muito tempo tenho 31 anos sou formado em
sistema de comunicação mas não gostei do meu curso, então, faz muito tempo que
eu sonho em sair do pais "Brasil" por vários motivos: eu não falo
nada de inglês e é um dos motivos que me faz querer ir para fora e estudar ou
aprender no dia-dia, outro é a grana que acredito que possa ser melhor do que
eu ganho hj, quero muito poder trabalhar e poder juntar um pouco a mais
no fim do mÊs, e o que mas me motiva a enfrentar um desafio deste é o sonho de
trabalha como cozinheiro, pow já trabalhei no Hotel Ouro Branco em JP como
auxiliar de cozinheiro, foi me primeiro emprego só que não deu pra colocar pra
frente pq a grana era pouca mas pretendo investir nisso pq é o que eu gosto e
tenho paixão, então penso em iniciar procurando uma oportunidade fora do
Brasil! como experiência profissional e de vida já que iniciarei um curso de
gastronomia. Meu, tú pode me informar quanto custa um curso ai de inglês? e se
quem estar em estudo pode trabalhar? e tipo: eh muito difícil conseguir vaga ai
numa cozinha como aux. mesmo? fico grato já pelas informações antes dispostas
por vc no blog, mas se poder responder essas fico mas grato ainda.
Witemberg Melo

Unknown disse...

Eu morei em Queenstown de outubro de 2005 a setembro de 2007. Foi uma experiência maravilhosa, e as diferenças culturais mostra que não somos únicos, nem os certos nesse mundo. O problema é o aluguel caro, assim tendo que dividir com colegas, que nem sempre da certo.