domingo, 15 de março de 2009

As aventuras de Renaldo e Lilly

E aí, blzinha?

O inverno tá chegando galera, o frio tá voltando. Inri.

Pelas bandas de cá, td na tranquilidade de sempre, prá variar. Poraí, na mesma né? Fico sabendo das notícias daí do Brasil e da Paraíba antes de vcs, pois sempre q posso leio. A morte da menina filha de um kiwi com uma brasileira na Bahia foi o tipo de fato q serve mais uma vez pra mostrar q as coisas q deixamos por lá ainda perduram, de forma até a influenciar nossa vida poraqui. Imagina vc ser kiwi e contratar uma babá brasileira, ou um jardineiro?

Vamos falar de coisa boa agora. Esta semana fomos a Dunedin, capital aqui do estado de Otago, com o objetivo principal de fazer compras pro inverno e, de quebra, passear tb.

Foi uma viagem relativamente longa, e fizemos caminhos diferentes na ida e na volta. Na ida foi pelo caminho marcado aí, já a volta foi pela 85. Engraçado q continuo chamando as rodovias de BR's duahudhduauda.viagem dunedin

O carrinho (ainda n pensei num apelido legal pra ele, q tal Elefante Branco?) se comportou muito bem, a não ser pelo vidro da minha porta (motorista), q travou e, qd fui levar pra consertar na Repco de lá, me mandam um moleque na faixa dos 19 anos pra olhar, e dizer q tem q abrir a porta e talz. Qd pergunto do valor, ele só se esquivava, até q disse q seria no mínimo 75 dolares, valor do serviço por hora, se não levar 2 horas. Aí n dá né, vim no frio pra consertar aqui em Queenstown =D. Aproveitei e fiz outros serviços.sheep love

A viagem foi ao melhor estilo "love is in the air", pois percebemos q é a época de acasalamento das ovelhas. Eu estranhei ao ve-las tao perto, o tempo todo. Daí foi um show de "coberturas" pela estrada afora! Incrível mesmo, tem horas q chega a perder de vista na imensidão a quantidade de ovelhas, e o sexo explícito, sem tarja-preta, rolando solto =D.

 

DSCF3973

Como vcs podem perceber pela foto aí ao lado, o frio tá começando a "comer-no-centro" poraqui. Ly disse q só lembrava das dunas de Natal. É, é igualzinho... pia. Vai lá rolar de biquíni.

 

 

DSCF3976

Daí tomamos café na estrada num café ao estilo alemão. Tinha um mapa lá muito legal onde os visitantes podem marcar as origens. Obviamente fizemos questão de espetar a bundinha do Brasil, marcando Jampa no mapa. Daí tome capuccinos e torradas sensacionais. Ambiente super agradável, mas ainda prefiro o cafezinho preto c pão com queijo manteiga de Soledade, sagrado nas viagens ao sertão.

DSCF3982Olha a foto da torrada! Estava deliciosamente sensacional, e reparem q é para apenas UMA pessoa, mas nós rachamos, até pelo precinho tb. Nesse café tinha fotos de pessoas famosas, como atores do X-Men 3 q comeram por lá. Favor nao reparem no meu cabelo, os lados tao maiores q o topete, mas desculpa, foi homemade! Ela ainda pega o jeito =D, senão é 27 pila o aparo poraqui. Parem de rir Tapioca e Patrick, mandem o dinheiro então pr'eu cortar!DSCF3992

Chegando em Dunedin, deu aquela saudade de CIDADE. Trânsito, fumaça, aquele mói de gente cruzando as ruas qd fecha o semáforo, q maravilha. Mas qd pensava se estivesse indo ao trabalho ao invés de passeando, n parece ser tão legal =D. Eu estava particularmente muito curioso, já que a última vez q havia visto uma cidade "grande" num país desenvolvido eu tinha 15 anos. Queria ver uma cidade de verdade organizada, já q Queenstown é fichinha. Não me decepcionei.DSCF3996

Ela foi a primeira capital do país, e hj é basicamente uma cidade universitária. Estudante pra todo lado. Obviamente q fomos no campus e vimos aquelas cenas q tanto vemos em filmes-sobre-universitários-americanos-tentando-get-laid. Td muito organizado e bonito. Se tivéssimos tido mais tempo teríamos ido a biblioteca tb.

Arquitetura antiga é oq n falta na cidade. Putz como acho arretado conhecer história, mas vai ter q ficar pra próxima, já q n tivemos tempo. Qd voltarmos faço um city tour. Outros passeios q faremos qd voltarmos é o da fábrica dos chocolates Canterbury, com direito a cachoeira de chocolate (só me veio a mente "A Fantástica Fábrica de Chocolate") e o da fábrica da cerveja Speights, a mais famosa da NZ (só me veio a mente o episódio dos Simpsons onde eles visitam a fábrica de celva e Barney pula num tanque hehehe).

DSCF4004

A previsão de tempo era pra chuva, mas furou, pra variar e aproveitamos para fazer um contato imediato com o mar. Qd abrimos o vidro e veio aquele cheiro de maresia, putz q saudade, é igual em todo canto. Passeamos pela península de Otago e fomos até a "parada" dos albatrozes reais, mas o cansaço das caminhadas não nos permitiu ir conhecer os bixos. Engraçado ver palafitas poraqui, como se fossem as casas dos marinheiros. Mais engraçado ainda é vc n ver bar a beira-mar, só... CAFÉS. É café em todo santo canto, até a beira-mar. O vento frio justifica, mas meu cérebro dá tilt em pensar de ficar a beira mar tomando café. Tirar a ligação praia-cerveja do meu cérebro talvez só formatando... se n estiver na Bios (DNA). Eu e minhas sacadas nerds.

Seguem mais fotos da prainha lá de Dunedin.

DSCF4011 DSCF4012

 DSCF4017

Passeamos, apressadamente, pelo museu de Otago. Sensacional. Vi esse anúncio aí do lado e vi q n é de hj o lance da NZ buscar imigrantes. A valorização a cultura pré-européia é notável, enquanto aprendemos na escola, errado, q os índios da Paráiba eram os Tabajaras (na verdade eram os Potiguaras) e SÓ. Nada de sua cultura nos é passada, muito menos um museu. Lembrei do Instituto Ricardo Brennand de Recife, q tb é sensacional. Toda cidadezinha aqui tem um museusinho, além de homenagens a pessoas já mortas. Temos tanto tempo mais de história q a NZ e nem valorizamos isso.

DSCF4027

Passamos então na Baldwin Street, a rua mais inclinada do mundo segundo o Guiness. E é muito inclinada mesmo, além de longa, arrepia. Muitos turistas sobem a pé, mas como nós não estávamos pagando promessa, fomos de carro mesmo. Alemães bebados fazendo algazarra tiraram um pouco da diversão, esculhambando os asiáticos q lá estavam visitando, quase os atropelando. Pena.

  DSCF4029

DSCF3999Dei aquela passada ishpiérta no banheiro do shopping e me deparo com esse aparato aí do lado. Vc tá lá, númerounzando tranquilo daí q vc olha vc olha pro aparelho, dps olha pro camarada abaixo, liga uma coisa a outra, pensa em diversão, talvez até no tempo horizontalmente obsoleto, daí basta uma moedinha de 2 dólares e pode brincar sem medo de ser feliz! Já pra arrumar a parceira...

 

 DSCF4031Na volta pegamos uma estradinha sensacional cortando a orla, num trecho de uns 30km. No começo tava até arrependido pois, sem "onda", vc cruza a mesma linha do trem umas 10 vezes, fica costurando-a sem ver nada demais. Mas daí aparecem imagens como essa daí ao lado. Qd eu já estava achando engraçado o fato de existirem fazendas e criação de animais a beira mar, eis q encontramos algo ainda mais doido:DSCF4034 cemitério a beira mar! essa sacada garanto que nem Edir Macêdo teve! "Que tal passar a eternidade morando num paraíso a beira mar da NZ?". Só tinham umas 10 covas, talvez pq n seja pra qualquer um tanto privilégio! Achei isso por demais pitoresco.

 

 

DSCF4037 Depois disso foi só correr pro abraço, voltamos por Palmerston pensando em comprar um snack pro jantar mas já estava td fechando (NZ é assim, 17h tiau!) conseguimos uma loja de conveniência já fechando, e Lilly resolveu comprar uma empadinha lá de carne, na primeira dentada "nooooooo! LAMB!". Temos essa péssima surpresa várias vezes q vamos comer algo de carne. Perdão aos q gostam, mas o ranso da carne de LAMB faz a carne de bode da nossa terra parecer ter ranso de flores do campo. Eu ainda dou umas dentadas só pela pena do $$ asudhaudhuasdhus.

Como vcs devem ter presumido, a entrevista lá do hospital de Lilly não deu certo mas rendeu alguns frutos, já q a mulher pediu q Lilly voltasse qd estivesse c o inglês mais afiado, e acho q essa é apenas uma questão de (pouco) tempo.

Hoje irei promover um churrasco em minha homenagem! Antes q vc me chame de "presidente Mugabe caboclo!", saiba q ontem aqui, e hj no Brasil, foi e é meu aniversário! Desde já agradeço aos q se lembraram e aos q não tb mas q estejam lendo isso e pensando "inri, nem reparei no orkut!", pois eu sou péssimo nisso tb!

Abraços a todos! Continua a promessa de tentar escrever com mais frequencia!

Renaldo

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, sim.
Só lembrando que eu lembrei do seu aniversário... Inclusive, um dia antes. Entrei na internet... but.... nao consegui falar. enfim.
Ah, vc e Lilly estao do mesmo jeito, a nao ser pelo seu cabelo, claro, impossivel nao comentar, afinal, está, assim, digamos... feio. No mais, tudo certo. Ah, esta semana é aniversário da dona Maria... vê se nao esquece. Falow vocessssssssss..... O Lula manda um abraço! =)

Anônimo disse...

E, entao, é né... esqueci do principal da postagem...
FELIZ ANIVERSÁRIO! É isso aí! Muitas felicidades, muitos anos de vida. E, claro, é big, é big, é big...
Obs.: esses dias Juju estava brincando de xingar o Junior... Xingamento vai, xingamento vem, Juju chama o pai de cara de suco de caju, e junior chama Julia de cara de suco de melancia. Aí, Júlia, apelando, como diz o pai, chamou ele de vô João e ele, por sua vez, chamou ela de vó Lourdinha. Aí, depois de idas e vindas ela chamou ele de tio renaLdo (sim, ela pronuncia, com muita clareza, RENAUUDO). Aí, foi aquela coisa, Junior achou um absurdo ser chamado de batatinha,,, e, já viu.
falow, falow... =)

Unknown disse...

Meu amigo Renaldo! Que barato o seu blog! Dá até inveja e vontade de mudar de profissão e me mudar para Nova Zelândia também!
Grande abraço. Estarei acompanhando o seu blog...