sexta-feira, 15 de maio de 2009

Outono news

Já tava começando a esquecer como escrever aqui.

Sem saber q assunto abordar diretamente, resolvi então fazer um resumão desses meus dias de hiato para ver se então surge alguma coisa… vamos ver no que dá. É engraçado q me deparo c situações quase todo dia q elas por si só mereceriam um post, principalmente aquelas de “impacto” cultural, não só c a cultura kiwi, mas c a cultura do mundo todo. Tem gente de todo canto nessa cidade.

Qd começamos a mirar o fim do contrato na nossa casa q dividiamos, cogitamos nos mudar para um lar só nosso. Sairia mais caro mas tinhamos q levar em consideração:

- Aquecimento da casa, a casa lá fica numa área muito “sombreada”, e eh muito envidraçada, oq nos faria gastar bastante energia pra tentar aquece-la. Aquela vista sensacional de la n eh gratuita =D.

- Proximidade do centro, já q enqt meu processo de reconhecimento do tempo de carteira de motorista do Brasil n terminar aqui, Lilly n pode dar entrada na carteira de Learner, pois pra isso eh necessario ter um motorista c no minimo 2 anos de carteira kiwi, q ja tenho mas eh nova. O antigo lugar ficava separado por uma ladeira “paaaau” da parada de onibus, sem falar q o busaosinho pro centro eh 5 dolores (neh nem 5km).

- Intimidade. As casas daqui sao feitas de madeira: peidou, o quarto vizinho escuta, em cima ou embaixo ou dos lados. Então nem no seu quarto vc pode conversar a noite direito pra n acordar os outros. E outras cositas más…

Viemos prum studio “bedsit” novinho,  pertinho da cidade. Pequeno (sala-quarto, mini-cozinha, banheiro) mas moderno e aconchegante, além de mobiliado, como eh de praxe nessas bandas. Detalhe q a cama eh king, q pra nos ai no Brasil eh Queen. Bem maior. Engraçado q ateh em casa de rico vc ve cama “Queen”, q na verdade eh a nossa antiga casal daí. O frio realmente aproxima as pessoas uahduas. Em Jampa, se dormissimos c as maos dadas, acordavamos c elas ensopadas.

DSCF4209

O preço do aluguel semanal aumentou em uns 40%, além da internet, bendita essa, q tivemos q assinar um fone e broadband por 90 pila mensais. Tentamos uma broadband a radio de 50 pila, mas soh pq de uma mera de arvore aqui entre nosso lugar e a antena, n funfou. Podemos pagar, mas eh caro, internet aqui nesse país é atrasada uns 10 anos, até pra instalar eh 1 semana. Instalar nada, q o antigo morador tinha, 1 semana pra “switch on”. Entao comprei um roteador c antena bombada e vou ver se racho c a vizinhança ausdhusadhaus (Tapioca e Patrick, essa é novamente pra vcs!). Ainda pensei em ousar botar mais fotos da casinha… mas como n estava 100% arrumada, seria um homem morto dps q uma certa pessoa visse. =D

Outra vantagem do lugar aqui eh q os aquecimentos da casa e da água são a gás, a forma menos cara (barata nem lenha mais). Já recebemos nossa conta de luz e o preço foi otimo, resta agora ver a de gás, q esta nos deixando c a pulga atras da orelha. Engraçado q eles mandaram a conta de luz primeiramente c um preço absurdo. Fui conferir a medição e tava 3x mais, daí q vi q era uma “estimativa”. N tive duvidas, liguei pra companhia, a mulher perg qt tava medindo e eu falei. PRONTO, ja me deu o valor na hora e mandou pro meu email. Eu medi meu consumo. Ficamos rindo da confiança q eles tem, apesar q a qq momento pode passar o caboco pra verificar a vericidade da informação. Mas foi tão automatico… ainda conseguimos nos surpreender poraqui.

DSCF4200

Aproveitamos então e demos um almoço para a familía de Melo, para mostrar o novo recinto a sociedade. Coisa de nordestino. Temos uma vista legal daqui tb, apesar de ficarmos bem mais baixos. Ficamos do lado da principal estrada/rua da cidade, e estamos nos alimentando MUITO melhor, como se estivessemos no Brasil. Praticamente n lanchamos mais na rua, por outro lado nossa feira aumentou com força. Mas isso é bom, comida sadia. Com ctz donas Leci e Lourdinha devem ter balançando um “sim” de aprovação ao final desse parágrafo ausahdudsuhdsuas.

Pois eh galera, vou me indo-me. No prox post vou ver se escrevo sobre os efeitos da crise, da gripe suina, e do mes de maior baixa no ano aqui em Queenstown. N vou me alongar nao senao fica um post grande demás.

Abração a todos

 

Renaldo

Nenhum comentário: