sexta-feira, 15 de maio de 2009

Paraibanês

Nunca fui muito fã de correntes e repetições. Mas esse post q recebi da minha amada no orkut, n teve jeito. Eu vi a 1a vez no trabalho e tive q parar de ler, pra n me cagar de rir. São algumas particularidades no linguajar nordestino, mas especificamente no paraibano. N guentei, tive q postar e ainda adicionei alguns:

Paraibano não fica solteiro... ele fica solto na bagaceira!
Paraibano não vai com sede ao pote... ele vai com a bixiga taboca!
Paraibano não vai embora... ele vai pegá o beco!
Paraibano nao diz 'concordo com vc' ... ele diz 'Né isso, homi!!!!'
Paraibano não conserta... ele Imenda!
Paraibano não bate... ele 'senta-le'a mãozada!
Paraibano não sai pra confusão... ele sai pro 'muído'!
Paraibano não bebe um drink... ele toma uma!
Paraibano não é sortudo... ele é cagado!
Paraibano não corre... ele dá uma carrera!
Paraibano não ri... ele manga!
Paraibano não toma água com açúcar... ele toma garapa!
Paraibano não engana... ele dá um migué!
Paraibano não percebe... ele dá fé
Paraibano não vigia as coisas... ele pastora!
Paraibano não sai apressado... ele sai desembestado!
Paraibano não aperta... ele arroxa!
Paraibano não usa zíper... usa 'riri'!
Paraibano não dá volta... ele arrudêia!
Paraibano não espera um minuto... ele espera um pedaço!
Paraibano não persegue… ele junta atrás!
Paraibano não é besta… é alesado!
Paraibano não fica indignado… fica c a moléstia!
Paraibano não se enraiva… ele pega ar!
Paraibano não é distraído... ele é avoado!
Paraibano não fica encabulado... ele fica todo errado!
Paraibano não passa a roupa... ele engoma a roupa!
Paraibano não ouve barulho... ele ouve zuada!
Paraibano não acompanha casal de namorados... ele segura vela!
Paraibano não rega as plantas... ele 'agoa' as plantas
Paraibano não é esperto... ele é desenrolado!
Paraibano não é rico... ele é estribado!
Paraibano não é homem... ele é macho !

Ô orgulho réi besta!!! Viva nossa terra!!!

Esse texto só me lembrou do sertão, ê saudade daquele povo. Meus pais são do interior, e sempre passava minhas férias lá, solto na bagaceira, em Conceição, divisa c Ceará e Pernambuco (quer mais sertão q isso!?), sotaque igualzinho ao do velho Lua Gonzaga. Vivia trancado na capital, mas qd ia pro sertão só via meus pais qd acordava e na hora de dormir. O dia todo correndo no meio do mundo, aprendendo palavrões e falando cantando, fazendo muitas amizades sensacionais, conhecendo primo todo dia, aguentando a mulecada (desde moleques eles fazem isso) passar horas discutindo árvore genealogica, pra saber quem é familia de quem, brigando, atirando de baleadeira (estilingue), brincando com bila (bola de gude) e pião, ouvindo as tias dizerem q “já tá um rapaiz” desde qd tenho memória, almoçando e jantando todo dia em casas diferentes, pra n fazer nenhuma “desfeita” (desde de muleques ja tinhamos essa responsabilidade). Adorava chegar numa bodega qq e ser indagado d quem era filho: “Filho de João de Xinxa!? Aquele cabra dava um trabalho pras tuas tias!”, “Ah rapaz, conheço demais, óia, ele é filho de Lourdinha-de-Afonso-de-Chagas! É família nossa também, é primo". Detalhe é que Chagas é meu bisavô que nem conheci. Mesmo assim, sou conhecido lá por Renaldo-de-Lourdinha-de-Afonso-de-Chagas, ou Renaldo-de-João-de-Xinxa. Sua linhagem é sua sombra no sertão. Ainda bem q a minha é boa =D. Que saudade daquele cheiro, “aquele cheiro meeeeu" como dizia de novo o Gonzagão.

Falando c meus amigos da minha hometown, já ouvi deles oq eu havia percebido: meu sotaque tá ficando carregadíssimo. Não sei se é pela distância do padrão globo de televisão, ou se pelas piadas q fico ouvindo no Ipod. Influencia daqui n eh, senão só iria estar chamando tudo de trem ou sairia dizendo baaaa… baridadê c qq coisa.

êta nostalgia da pieshte!

Um comentário:

Mamãe Mariana disse...

kkkkkkkkk! Agora no São João eu virei A ESPOSA de Renato, filho de João de Xinxa! kkkkk! Foi Ótimo la!!saudades!bjus